A liberdade em Cristo nos faz viver melhor

“A Liberdade em Cristo nos faz viver melhor”

                                                                                       por: Clóvis Fernandes

“Portanto, não se preocupem com o amanhã,  pois o amanhã trará suas próprias inquietações. Basta para hoje os problemas deste dia.”  Mateus 6:34   (Bíblia versão NVT)

 

Introdução: Antes de iniciar a exposição do texto de Mateus 6:34, quero relembrar para os irmãos convertidos a Cristo sobre os impactos de uma nova vida que Ele nos proporciona. A primeira obra de Cristo na salvação é a libertação. A morte de Jesus proporcionou liberdade para os encarcerados o profeta Isaías profetizou no cap. 61:1 “…a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;”, de fato, a liberdade seria o primeiro efeito desta causa. Jesus suportou as cordas que o amarrara, as correntes sobre o seu corpo, os pregos que o fixaram na cruz tomando o lugar dos seus escolhidos, tomando a cadeia em nosso lugar. A ressurreição de Cristo é o brado da liberdade para o povo de Deus, é a prova que Cristo alcançou a vitória sobre os homens, sobre o inferno, sobre a morte. A vitória de Cristo proporciona para seu povo as bençãos da salvação: vitória sobre o mundo, livramento das chamas do inferno e a vitória sobre a morte proporcionando vida eterna aos eleitos de Deus.  Essas benção estão seladas desde a fundação do mundo e nada poderá impedir que elas alcancem a quem Deus as destino.  Voltando agora para o texto de Mateus 6:34 podemos encontrar algumas verdades para o nosso tempo. Mateus relata o ensinamento sobre as preocupações, algo normal para as criaturas temporais, isto é, que vivem em um  estado de tempo; que nascem, crescem e posteriormente morrerão. Elaboro os seguintes pontos para a nossa meditação, rogando ao Espírito Santo que nos ilumine e alcancemos pleno conhecimento nesta palavra!

  1. Não se preocupar com o dia de amanhã.
  2. O amanhã já tem suas próprias inquietações.
  3. Basta para hoje os problemas deste dia.

Não se preocupe com o dia de amanhã: O amanhã é um mistério! Ninguém pode prevê o dia de amanhã. A bíblia nos ensina a não praticar  adivinhação,  predizer o futuro, aceitar adivinhações de outrem, quem tem o costume de fazer estas coisas, ainda não conhece a Cristo como Senhor Soberano e Absolutos que tem o poder de todas as coisas e o tempo em suas mãos. 

“Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti”.  (Deuteronômio 18:10-12)

O ensinamento de Jesus neste verso é para o seu povo. Não se preocupar com o dia de amanhã é saber que o Deus vivo tem o controle do que sucederá no amanhã; e hoje, poderei ser melhor, viver melhor, trabalhar melhor, pois estou vivendo o hoje e não o amanhã. O amanhã pertence a Deus.

O amanhã já tem suas própria inquietações: O amanhã possui seus problemas , este mundo produzirá muitos problemas por causa da sua própria maldade. A prática de viver os problemas do amanhã traz desiquilíbrio emocional e problemas na saúde e no bem estar. É comum as discussões e as gritarias, pois uma carga de estrese desnecessário foi atribuído ao dia. A situação piora quando se junta os problemas do passado, os problemas do presente e a antecipação dos problemas do futuro. O resultado pode ser perigoso dessa combinação; desgaste, depressão, desanimo  causados pela excesso de preocupação. A solução para este problema é confiar em Deus e ter a prática da oração, oração do Pai e nosso nos ensina a confiar em Deus nas estrofes: “seja feita a tua vontade”, ” o pão nosso de cada dia nos dá hoje” e “não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal” é o remédio para curar as ansiedades e, para evitar a desconfiança no cuidado de Deus.

Basta para hoje os problemas deste dia: Chegamos no último ponto, acredito que sua alma já esteja menos ansiosa. O Senhor Jesus é um mestre diferenciado, pois ele não esconde a realidade aos seus servos. Neste ponto Ele nos ensina que um dia é repleto de desafios, que mal geridos poderá acarretar graves problemas. A palavra de Deus nos instrui a tomar algumas altitudes que nos ajudará a evitar problemas desnecessários, escolhi as palavras do Apóstolo Paulo aos Romanos:

“A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.
Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.
Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”.
(Romanos 12:17-21)

Seguir a prática do amor e da justiça nos ajudará a ser melhores e a viver melhor. Quando estou em paz com Deus estarei em paz comigo mesmo e como o próximo. 

Conclusão: A falta de confiança naquilo que Jesus ensinou irá afetar a nossa relação com Deus, como consequência a ansiedade tomará o lugar da paz, os problemas virão e se acumularão. O remédio para ansiedade é confiar em Deus e praticar a oração. Deus tem o controle de todas as coisas, inclusive o tempo, devemos confiar em suas promessas temporais e eternas. O Senhor está com o seu povo . Amém!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *